Tipos de pesquisa nos motores de busca

Quando usamos os motores de busca fazemo-lo essencialmente com três propósitos:

  1. Levar a cabo uma ação como comprar ou fazer um download;
  2. Obter uma informação;
  3. Visitar um site;

Estes propósitos costumam ser classificados nos seguintes três tipos de pesquisa:

  • Pesquisa Transacional (ou de Ação);
  • Pesquisa Informacional;
  • Pesquisa Navegacional;

Na doutrina criou-se a mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza estes três tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Do, Know, Go - Tipos de pesquisa nos motores de busca

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Pesquisa Transacional

É o tipo de pesquisa nos motores de busca em que existe uma intenção de ação – os utilizadores querem atingir um objetivo ou desempenhar uma atividade.

O objetivo ou atividade pode ser fazer um download, comprar, obter, entretenimento, ou interagir com um recurso.

É o “Do” da mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza os tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Exemplos de objetivos e atividades

  • Comprar um produto
  • Fazer um download
  • Pagar uma fatura
  • Jogar
  • Imprimir um calendário
  • Enviar flores
  • Organizar fotos
  • Ver um vídeo
  • Copiar uma imagem ou um clipart
  • Participar num inquérito
  • Ver páginas de entretenimento (TV, vídeo, música)

Pesquisa transacional

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Pesquisa Informacional

É o tipo de pesquisa nos motores de busca em que existe uma intenção de saber. O objetivo é encontrar informação. As páginas pretendidas devem ter informação de qualidade, conexa e relevante para a pesquisa feita.

É o “Know” da mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza os tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Exemplos de intenções

  • Obter informações de viagens e turismo para planear as férias
  • Encontrar informações sobre geografia, economia, cultura do Dubai
  • Saber como remover nódoas
  • Ver sintomas duma doença
  • Obter uma receita

Pesquisa informacional

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Pesquisa Navegacional

É o tipo de pesquisa nos motores de busca em que existe uma intenção de visitar um site sem necessidade de preencher o seu endereço completo (www.omeusite.pt).

Há uma intenção de visitar uma página específica dum site.

A página pretendida designa-se por “target page”

É o “Go” da mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza os tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Exemplos de pesquisas

  • youtube
  • facebook
  • tap contactos

Pesquisa navegacional

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Mais sobre SEO

Keyword Stuffing

Expressão usada em SEO para referir uma prática "black hat" em que se usam excessivamente keywords com o objetivo de manipular um motor de busca.

O que é Title Tag?

Tecnicamente chamado “title element”, o Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores on-page para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.

DuckDuckBot

É o robot usado pela DuckDuckGo para percorrer a Web, com vista a indexar os conteúdos encontrados e apresentá-los no seu motor de busca.

2024-01-08T12:23:29+00:00