Tipos de pesquisa nos motores de busca

Quando usamos os motores de busca fazemo-lo essencialmente com três propósitos:

  1. Levar a cabo uma ação como comprar ou fazer um download;
  2. Obter uma informação;
  3. Visitar um site;

Estes propósitos costumam ser classificados nos seguintes três tipos de pesquisa:

  • Pesquisa Transacional (ou de Ação);
  • Pesquisa Informacional;
  • Pesquisa Navegacional;

Na doutrina criou-se a mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza estes três tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Do, Know, Go - Tipos de pesquisa nos motores de busca

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Pesquisa Transacional

É o tipo de pesquisa nos motores de busca em que existe uma intenção de ação – os utilizadores querem atingir um objetivo ou desempenhar uma atividade.

O objetivo ou atividade pode ser fazer um download, comprar, obter, entretenimento, ou interagir com um recurso.

É o “Do” da mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza os tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Exemplos de objetivos e atividades

  • Comprar um produto
  • Fazer um download
  • Pagar uma fatura
  • Jogar
  • Imprimir um calendário
  • Enviar flores
  • Organizar fotos
  • Ver um vídeo
  • Copiar uma imagem ou um clipart
  • Participar num inquérito
  • Ver páginas de entretenimento (TV, vídeo, música)

Pesquisa transacional

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Pesquisa Informacional

É o tipo de pesquisa nos motores de busca em que existe uma intenção de saber. O objetivo é encontrar informação. As páginas pretendidas devem ter informação de qualidade, conexa e relevante para a pesquisa feita.

É o “Know” da mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza os tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Exemplos de intenções

  • Obter informações de viagens e turismo para planear as férias
  • Encontrar informações sobre geografia, economia, cultura do Dubai
  • Saber como remover nódoas
  • Ver sintomas duma doença
  • Obter uma receita

Pesquisa informacional

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Pesquisa Navegacional

É o tipo de pesquisa nos motores de busca em que existe uma intenção de visitar um site sem necessidade de preencher o seu endereço completo (www.omeusite.pt).

Há uma intenção de visitar uma página específica dum site.

A página pretendida designa-se por “target page”

É o “Go” da mnemónica “Do, Know, Go” que caracteriza os tipos de pesquisa principais num motor de busca.

Exemplos de pesquisas

  • youtube
  • facebook
  • tap contactos

Pesquisa navegacional

Compreender as intenções dos visitantes do nosso site facilita a produção de conteúdos mais eficazes para figurarmos em posições cimeiras nos motores de busca.

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre SEO

Link Farms

São websites que contêm listas incomensuráveis de links com o objetivo de manipular os motores de busca. Também se usa este termo para referir grupos de sites que lincam entre si.

O que é um Crawler

É um software que tem a função de explorar toda a Web com vista a recolher e classificar conteúdos como páginas web, imagens, vídeos, ficheiros, etc.

Keyword Stuffing

Expressão usada em SEO para referir uma prática "black hat" em que se usam excessivamente keywords com o objetivo de manipular um motor de busca.

2020-02-14T10:44:35+00:00
Go to Top