O que é Title Tag?
Importância do Title Tag para os leitores humanos
Tecnicamente chamado “title element”, o Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores on-page para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.
O título que nós escolhemos para as nossas páginas tem toda a relevância para o Google indexar a página pela keyword que lá se colocou.
O Title Tag que foi criado é o que aparece no título e separador dos browsers, ou na janela de criação de marcadores (favoritos).
Tendencialmente os motores de busca usam o texto constante no Title nas suas listas de resultados. Isto permite-nos perceber a influência deste elemento, pois na realidade é dos poucos factores que podemos controlar no motor de busca.
O Title Tag é a parte do snippet do Google que se vê melhor; primeiro porque está no início e segundo porque tem as letras maiores, com outra cor e tem o link para a respetiva página.
Importância do Title Tag para os leitores robots
Agora analisemos o Title na óptica dos motores de busca. Com efeito este elemento é fulcral, pois é «só» o factor on-page mais importante para a forma como o motor de busca irá catalogar determinada página.
Assim, enquanto nós humanos vemos o efeito das imagens de cima, os robots vêem-no assim:
<head>
<title>Exemplo de Título</title>
</head>
Mas isso não é o mais importante. O mais importante é que o Title Tag tem um peso capital no posicionamento da nossa página para determinada palavra ou expressão pesquisada, pois se houver uma correspondência entre o termo pesquisado e o que consta no Title, provavelmente a nossa página irá aparecer destacada das que tiverem menos correspondência.
Obviamente há outros factores, como o conteúdo da página ou os links externos que apontam para ela, entre muitos outros mas, para já, concentremo-nos neste.
Como fazer um bom Title Tag
1. Parcimónia
Deverá ter entre 50 a 60 caracteres incluindo espaços (valor aproximado e que pode variar caso a Google altere o tamanho da letra, o que aconteceu recentemente). Mais do que isto e o que se obterá na página de resultados será um «…»
Na imagem de baixo pode parecer pouco mas veja-se o título deste artigo: tem 58 caracteres e já parece bem longo, não?
2. Relevância
Deverão usar-se as keywords mais relevantes para o tema abordado na respectiva página.
3. Foco no Utilizador
Devem ser usadas palavras ou expressões que coincidam com o termo que se supõe que o utilizador usará na pesquisa.
4. Dividir
Querendo colocar-se vários temas ou aspectos no título, estes devem ser divididos com «|» ou «—« ou «>».
Exemplo: «Turismo | Desporto | Lazer»
5. Marca ou Firma?
Usar as marcas que comercializa nos títulos é inteligente… desde que nas páginas a elas consagradas. Usar a firma (nome comercial do comerciante = nome da sociedade) é de evitar, salvo se:
- a empresa é detentora de marcas de renome como a Coca-Cola, Microsoft ou Google…
- vai usar nas páginas alusivas à empresa, como a «Home», «Contactos», «Localização», «Sobre nós», etc.
Colocar no Title Tag de todas as páginas do site «A Minha Empresa, Lda.» é óptimo… desde que seja usado pelos concorrentes!
6. Repetir o Title no Título
Colocar as mesmas keywords no corpo do texto que coincidam com o que foi colocado no TITLE localizado na secção HEAD demonstrará aos motores de busca que há coerência e relevância para esses termos. Por maioria de razão, usar as mesmas palavras em títulos com tags H1 conferirá maior optimização à página. Isso significa que quando essa palavra ou expressão for pesquisada, a página terá maiores probabilidades de aparecer destacada.
7. Evite title tags gerados automaticamente
Alguns CMS como o Worpress criam o title tag automaticamente. Isso é bom para aqueles que, não compreendendo a importância deste elemento, veem assim suprida esta omissão pela plataforma. Mas para aqueles que se preocupam com o SEO e sabem que o sucesso está nos detalhes, é conveniente analisar o title gerado e otimizá-lo, se for necessário.
8. Nunca atafulhe os seus títulos com keywords
Keyword stuffing é uma técnica medíocre dos anos 90. Lembre-se que os títulos são para as pessoas e não para os motores de busca. Mas mesmo estes têm sistemas para desvalorizar títulos do género “Os melhores artigos de noiva | Vestidos de noiva | Noivas artigos | Tudo para noivas”.
Conclusão
Os Title Tags são um dos três elementos mais importantes em SEO, a par do texto visível e dos links externos (backlinks) que apontam para as nossas páginas.
Sendo certo que os links externos são dificilmente controláveis por nós e que o texto visível é algo que se consegue com muito trabalho, prestar alguma atenção aos Title Tags poderá contribuir para uma melhor visibilidade das nossas páginas.