O que é Title Tag?

Importância do Title Tag para os leitores humanos

 

Tecnicamente chamado “title element”, o Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores on-page para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.

O título que nós escolhemos para as nossas páginas tem toda a relevância para o Google indexar a página pela keyword que lá se colocou.

O Title Tag que foi criado é o que aparece no título e separador dos browsers, ou na janela de criação de marcadores (favoritos).

Tendencialmente os motores de busca usam o texto constante no Title nas suas listas de resultados. Isto permite-nos perceber a influên­cia deste elemento, pois na realidade é dos poucos factores que podemos controlar no motor de busca.

O Title Tag é a parte do snippet do Google que se vê melhor; primeiro porque está no início e segundo porque tem as letras maiores, com outra cor e tem o link para a respetiva página.

Nas imagens de baixo podemos ver que o texto que foi colocado no Title Tag é exatamente o mesmo que o Google colocou na página de resultados.

Title Tag do YouTube

Title Tag

Importância do Title Tag para os leitores robots

Agora analisemos o Title na óptica dos motores de busca. Com efeito este ele­mento é fulcral, pois é «só» o factor on-page mais importante para a forma como o motor de busca irá catalogar determinada página.
Assim, enquanto nós humanos vemos o efeito das imagens de cima, os robots vêem-no assim:

<head>
<title>Exemplo de Título</title>
</head>

Mas isso não é o mais importante. O mais importante é que o Title Tag tem um peso capital no posicionamento da nossa página para determinada palavra ou expres­são pesquisada, pois se houver uma correspondência entre o termo pesqui­sado e o que consta no Title, provavelmente a nossa página irá aparecer destacada das que tiverem menos correspondência.
Obviamente há outros factores, como o conteúdo da página ou os links externos que apontam para ela, entre muitos outros mas, para já, concentremo-nos neste.

Como fazer um bom Title Tag

1. Parcimónia

Deverá ter entre 50 a 60 caracteres incluindo espaços (valor aproximado e que pode variar caso a Google altere o tamanho da letra, o que aconteceu recentemente). Mais do que isto e o que se obterá na página de resultados será um «…»

Na imagem de baixo pode parecer pouco mas veja-se o título deste artigo: tem 58 caracteres e já parece bem longo, não?

Title Tag grande

2. Relevância

Deverão usar-se as keywords mais relevantes para o tema abordado na respec­tiva página.

3. Foco no Utilizador

Devem ser usadas palavras ou expressões que coincidam com o termo que se supõe que o utilizador usará na pesquisa.

4. Dividir

Querendo colocar-se vários temas ou aspectos no título, estes devem ser dividi­dos com «|» ou «—« ou «>».
Exemplo: «Turismo | Desporto | Lazer»

5. Marca ou Firma?

Usar as marcas que comercializa nos títulos é inteligente… desde que nas pági­nas a elas consagradas. Usar a firma (nome comercial do comerciante = nome da sociedade) é de evitar, salvo se:

  1. a empresa é detentora de marcas de renome como a Coca-Cola, Microsoft ou Google…
  2. vai usar nas páginas alusivas à empresa, como a «Home», «Contactos», «Loca­lização», «Sobre nós», etc.

Colocar no Title Tag de todas as páginas do site «A Minha Empresa, Lda.» é óptimo… desde que seja usado pelos concorrentes!

6. Repetir o Title no Título

Colocar as mesmas keywords no corpo do texto que coincidam com o que foi colo­cado no TITLE localizado na secção HEAD demonstrará aos motores de busca que há coerência e relevância para esses termos. Por maioria de razão, usar as mesmas palavras em títulos com tags H1 conferirá maior optimização à página. Isso significa que quando essa palavra ou expressão for pesquisada, a página terá maio­res probabilidades de aparecer destacada.

7. Evite title tags gerados automaticamente

Alguns CMS como o Worpress criam o title tag automaticamente. Isso é bom para aqueles que, não compreendendo a importância deste elemento, veem assim suprida esta omissão pela plataforma. Mas para aqueles que se preocupam com o SEO e sabem que o sucesso está nos detalhes, é conveniente analisar o title gerado e otimizá-lo, se for necessário.

8. Nunca atafulhe os seus títulos com keywords

Keyword stuffing é uma técnica medíocre dos anos 90. Lembre-se que os títulos são para as pessoas e não para os motores de busca. Mas mesmo estes têm sistemas para desvalorizar títulos do género “Os melhores artigos de noiva | Vestidos de noiva | Noivas artigos | Tudo para noivas”.

Conclusão

Os Title Tags são um dos três elementos mais importantes em SEO, a par do texto visível e dos links externos (backlinks) que apontam para as nossas páginas.

Sendo certo que os links externos são dificilmente controláveis por nós e que o texto visível é algo que se consegue com muito trabalho, prestar alguma atenção aos Title Tags poderá contribuir para uma melhor visibilidade das nossas páginas.

SEO e Title Tag

 

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

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2020-02-14T10:15:42+00:00