Canonicalização em SEO

Neologismo usado em SEO relativo ao estado ou processo de redirecionamento de várias páginas Web com o mesmo conteúdo para só uma página: a página canónica, mais usual, mais neutra ou original.
O processo de canonicalização é extremamente importante em SEO, pois soluciona situações de impasse nos motores de busca quando se defrontam com páginas com conteúdo duplicado. Nestes casos os motores de busca podem ser instruídos de que, apesar de estarem perante várias páginas com o mesmo conteúdo (ou similar), não estão perante uma situação de plágio, pois é o próprio webmaster a dizer-lhes que sabe que tem várias versões do mesmo conteúdo em páginas diferentes, e que aquela que ele considera a original (a página canónica) é a que ele indica através do chamado “link canónico”.

Página canónica

Com a utilização do link canónico (ou elemento canónico ou URL canónica) esse impasse nos motores de busca não se verifica, pelo que a página fica otimizada neste aspeto particular de conteúdo duplicado.

Os webmasters são confrontados com situações que os transcendem de páginas com conteúdo duplicado, originadas pelos sistemas, por exemplo:

  • http://www.omeusite.com/
  • http://www.omeusite.com/index.html
  • http://omeusite.com/
  • http://omeusite.com/index.html

Para resolver estes problemas de otimização onpage podemos usar:

Métodos de redirecionamento

  • 301 – movido permanentemente
  • 302 – movido provisoriamente

Link canónico

É colocado em HTML na secção Head da página através desta meta tag:


Esta tag indica aos motores de busca que uma determinada página deve ser desconsiderada, pois a que está aqui indicada é a “canónica” e, portanto, deve receber todos os créditos.

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre SEO

O que é Title Tag?

Tecnicamente chamado “title element”, o Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores on-page para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.

Link Farms

São websites que contêm listas incomensuráveis de links com o objetivo de manipular os motores de busca. Também se usa este termo para referir grupos de sites que lincam entre si.

DuckDuckBot

É o robot usado pela DuckDuckGo para percorrer a Web, com vista a indexar os conteúdos encontrados e apresentá-los no seu motor de busca.

Doorway Page

Técnica de SEO black hat destinada a melhorar o posicionamento nos motores de busca por determinados termos, enviando os utilizadores para uma página diferente daquela em que entraram.

O que é um Crawler

É um software que tem a função de explorar toda a Web com vista a recolher e classificar conteúdos como páginas web, imagens, vídeos, ficheiros, etc.

2020-02-14T10:08:03+00:00
Go to Top