SEO Black Hat
Um dos desafios constantes dos engenheiros dos motores de busca resulta do facto de haver, a todo o tempo, webmasters a tentarem enganá-los. É um jogo permanente do gato e do rato. A isso chama-se «SEO Black Hat».
Ao invés, o SEO praticado por profissionais íntegros e competentes designa-se por «SEO White Hat».
Um profissional de SEO apenas pode prometer o que é exequível, que é otimizar o site para atingir um posicionamento mais elevado nos motores de busca. Profissionais credíveis não prometerão resultados específicos nem venderão quaisquer posicionamentos.
Deverá desconfiar-se de profissionais de SEO que:
- Garantam algum ranking;
- Não distingam entre resultados de pesquisa e links patrocinados que aparecem nas páginas de resultados;
- Gerem tráfego de falsos motores de busca;
- Coloquem links para sites de outros clientes seus em páginas de entrada (doorway pages) com redireccionamentos dissimulados;
- Se ofereçam para vender keywords;
- Detenham «domínios sombra» destinados a canalizar visitantes para outro site através de redireccionamentos enganosos;
- Não tenham o seu próprio site oficial listado no Google ou que tenham tido domínios banidos do Google;
- Operem com múltiplos aliases (nomes de domínio secundários associados a um domínio principal) ou informação WHOIS falsa;
- Não apresentem páginas optimizadas por si bem posicionadas no Google;
- Ofereçam serviços de submissões automáticas e massivas em motores de busca. Isso viola os Termos de Serviço do Google e pode conduzir a expulsão do site pelo Google.
10 Exemplos de práticas black hat
- Usar texto branco sobre fundo branco;
- Usar folhas de estilo CSS para esconder texto, por exemplo, reduzindo-o ao tamanho de um pixel;
- Colocar texto por trás duma imagem;
- Formatar o tamanho da letra para zero;
- Dissimular links em caracteres minúsculos, por exemplo, numa vírgula no meio dum parágrafo;
- Uso de redireccionamentos não autorizados (JavaScript redirects/doorway pages) ou de camuflagem do verdadeiro conteúdo da página (cloaking).
- Disponibilizar aos motores de busca uma página em HTML, apresentando aos visitantes uma página em Flash;
- Apresentar um conteúdo aos motores de busca e outro aos visitantes;
- Uso de palavras-chave incoerentes e desconexas do conteúdo da página;
- Uso de conteúdo duplicado em várias páginas, dentro ou fora do mesmo site.