O que é Taxa de Rejeição?

Também conhecida como “taxa de abandono”, “taxa de retorno” ou “bounce rate”, a taxa de rejeições consiste na percentagem de visitantes que visitaram apenas uma página antes de sair do site.

É considerada por muitos especialistas como uma das métricas mais importantes em Analytics.

Analytics - Taxa de Rejeição

 

Por que motivos ocorrem taxas de rejeição elevadas?

  • Páginas que não ‘falam’ ao nosso ‘target’;
  • Páginas com layout e conteúdo confusos;
  • Campanhas externas que apontam para a Homepage;
  • Posicionamento elevado nas páginas dos motores de busca por keywords que não estão diretamente relacionadas com ‘core’ do site;
  • Expectativas dos visitantes do site não foram correspondidas;
  • Ausência de sistemas “call-to-action”;

A imagem seguinte demonstra como, após uma intervenção no layout e nos conteúdos dum website, tendo sempre como foco principal a experiência do utilizador, foi possível baixar uma taxa de rejeição de mais de 80% para menos de 5%.

Otimização da Taxa de Rejeição

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre Analytics

O Ranking Alexa

Alexa é uma empresa de web analytics subsidiária da Amazon. O serviço que presta adquiriu dimensão mundial por disponibilizar gratuitamente informação sobre o desempenho de qualquer website.

O que é Micro Conversão?

É um tipo de conversão que consiste na realização duma ação pretendida num website. Micro Conversão (ou microconversão) é uma atividade que pode conduzir a uma Macro Conversão, objetivo principal do website.

2020-02-13T18:58:39+00:00
Go to Top