O Ranking Alexa
Alexa é uma empresa de web analytics subsidiária da Amazon. O serviço que presta adquiriu dimensão mundial por disponibilizar gratuitamente informação sobre o desempenho de qualquer website em tempo real, tornando-se assim o Ranking Alexa numa ferramenta incontornável na comunidade Webmarketing.
Como funciona o Ranking Alexa
Tal como nos crawlers de todos os principais motores de busca, os webmasters podem impedir a entrada nos seus sites do robot do Alexa, devendo, para o efeito, colocar um ficheiro robots.txt.
Algumas das informações fornecidas pelo Alexa (versão gratuita)
Como é normal e por definição, as versões freemium (gratuitas) têm bastantes limitações em relação às versões pagas. Neste caso passa-se a mesma coisa, embora o leque de informação disponibilizada seja já bastante generoso.
Para além das informações sobre websites específicos o Alexa permite ainda saber o ranking dos sites por país, região e categoria.
Os dados do Alexa são fiáveis?
Uma vez que o Alexa depende em grande medida dos dados recolhidos através da navegação na Web feita pelos milhões de utilizadores da extensão do browser, poderá haver ramos de atividade em que existam mais utilizadores Alexa do que outros. Por exemplo, nas atividades tecnológicas pode haver maior percentagem de utilizadores Alexa do que nas atividades agrícolas.
Nestes casos, o ranking dum website em comparação com outro similar em matéria de tráfego doutro setor, poderá conter algumas distorções, fruto da diferente percentagem de utilizadores Alexa. Por isso, os dados não são muito fiáveis para análises comparativas entre vários setores de atividade. Contudo, dentro do mesmo setor os dados têm bastante fiabilidade se quisermos comparar desempenho de websites concorrentes, por exemplo.