Quando iniciamos um projeto de criação dum website geralmente seguimos algumas fases típicas para garantir que o projeto seja levado a cabo de acordo com as melhores práticas e também sem omitir qualquer passo importante. Aqui estão as fases típicas:
Planeamento e Análise de Requisitos
Esta é a etapa mais importante. Começamos por definir o objetivo do site, o público-alvo, e fazemos uma análise detalhada dos requisitos necessários. Os nossos faróis orientadores são a compreensão das necessidades do cliente, do mercado e dos utilizadores.
Alguns exemplos clássicos que têm de ser definidos nesta fase: O site vai ser uma loja de ecommerce, um blog, uma landing page, um site institucional?
Aqui também definimos um cronograma e um orçamento.
Escolha dum nome de domínio
O nome de domínio é o endereço do seu site na web. É importante escolher um nome de domínio que seja fácil de recordar e que inclua palavras-chave relacionadas com o seu negócio ou organização.
Conteúdo
O conteúdo é o que trará visitas ao seu site e também o que fará com que os utilizadores escolham ou não a sua oferta de produtos ou serviços.
De acordo com a nossa experiência esta é a fase em que os clientes sentem mais dificuldade. Certifique-se de incluir conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo.
Design e Prototipagem
Desenvolvimento
Na maior parte dos casos os nossos pilares da construção são plataformas robustas e fiáveis como o WordPress.
Testes
Lançamento
Após a conclusão dos testes e a aprovação do cliente, o site é colocado no ar. Isso envolve a transferência dos ficheiros para um servidor de alojamento e a realização de configurações finais.
É aqui que fechamos o projeto, o qual, de acordo com as suas necessidades e características, pode desencadear outro projeto, desta vez de campanhas no Google.
ÍNDICE
Mais sobre Webdesign
Que páginas deve ter o meu site? 25 Ideias
Há páginas que são absolutamente indispensáveis num website. A Home, Contactos, Produtos e Localização, são das mais comuns. Mas há muito mais. Neste artigo apresentamos 25 ideias de páginas para acrescentar valor ao seu site.
[INFOGRAFIA] O seu site é amigável para Smartphones?
Veja dados importantes para melhorar as suas competências em Mobile Marketing
Há sites perfeitos?
Philip Kotler, citando Rayport e Jaworski, alega que os sites eficazes devem ser projectados e concebidos respeitando alguns aspectos designados por 7 C’s. Vejamos em que consistem.