
Philip Kotler, citando Rayport e Jaworski, alega que os sites eficazes devem ser projectados e concebidos respeitando alguns aspectos designados por 7 C’s. Vejamos em que consistem.
1. Contexto – layout e design;
2. Conteúdo – texto, imagens, som e vídeo;
3. Comunidade – forma como o site permite a comunicação entre os utilizadores;
4. Customização – capacidade do site de se adaptar às necessidades dos diferentes utilizadores e permitir que eles o personalizem;
5. Comunicação – como o site permite a comunicação site/utilizador, utilizador/site ou nos dois sentidos;
6. Conexão – nível de conectividade do site a outros sites;
7. Comércio – capacidade do site permitir transacções comerciais;
Kotler vai mais longe, lembrando que o contexto e conteúdo são importantes mas que existe mais um C que não pode ser descurado, a saber:
· Constante mudança
Numa perspectiva diferente embora inteiramente de acordo com esta visão, acrescentaria a seguinte “check list”, que considero que um bom webdesigner deveria ter à mão, durante o briefing com o cliente.
1. Search Engine Optimization
· Pensou nas keywords mais importantes para a sua actividade?
· O site é amigável para os motores de busca (“search engine friendly”)?
· Sabe como criar links externos para o seu site?
2. Usabilidade
· O site é “user friendly” (leia-se: fácil de ler e entender)?
· A informação é fácil de encontrar?
· O site tem motor de pesquisa?
· O site tem “Mapa do site”?
· Os tipos de letra são fáceis de ler?
· Utiliza formatações de letra e de parágrafo e outros estilos para diferenciar os conteúdos?
· Criou folhas de estilo (CSS – Cascading Style Sheets) para uniformizar a apresentação das várias páginas?
3. Navegabilidade
· As páginas do site têm todas um menu sempre visível e no mesmo sítio?
· Todas as páginas têm maneira fácil de aceder à Home?
· Há páginas tipo “beco sem saída”, só navegáveis com os botões “atrás” ou “adiante” do browser?
· Se um site tiver secções temáticas de grande dimensão deverá considerar-se a colocação dum menu adicional.
· Há alguma zona do site que requeira mais do que 3 cliques para se chegar lá?
· Todos os links funcionam?
· Os links estão claramente assinalados?
4. Home Page
· Os visitantes conseguem perceber na home page a identidade da empresa e o tipo de conteúdos do site? Ou a página é daquelas “tipo slide” que dizem “Clique para Entrar”?
· A home page permite que se aceda a todas as áreas do site?
5. Páginas críticas
· As páginas das áreas principais do site são claras e suficientemente descritivas do conteúdo das sub-páginas?
· Existe alguma página “Sobre nós” que descreva o objecto da empresa?
· A página “Contactos” percebe-se bem?
Em resumo e para finalizar, nunca é demais sublinhar que quando falamos em Webmarketing temos que ter sempre presente que no centro está o utilizador e que o site não é um fim em si mesmo (leia-se: uma obrigação), mas um meio para obtermos vantagens competitivas e captarmos mais e melhores negócios ou para divulgarmos o nosso projecto e interagirmos com o comunidade em que estamos inseridos.
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