O que é o Google Ads?

O Google Ads é um programa de publicidade online da Google através do qual se podem apresentar anúncios nas suas plataformas, como as páginas de resultados (ou SERP – Search Engine Results Page), Google Maps, Gmail, etc., bem como nos websites parceiros que disponibilizam espaço para apresentação de anúncios.
Se o anunciante escolher o lance de custo por clique (CPC), só paga se alguém clicar no seu anúncio.

Os anúncios podem aparecer na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display.

Rede Google

 

 

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa abrange os sites da Google e de parceiros que têm a funcionalidade de pesquisa. São exemplos o Google Shopping, Google Maps e o Google Imagens, bem como milhares de sites que incorporaram a função pesquisa personalizada.
O anunciante cria os seus anúncios e escolhe as palavras-chave e outros tipos de segmentação relacionados com o seu negócio.
Quando as pessoas pesquisarem por essa palavra-chave no Google, o anúncio será apresentado juntamente com os resultados da pesquisa.

Google Ads

Rede de Display

A Rede de Display é composta por sites muito conhecidos da Google, tais como o YouTube, o Blogger e o Gmail, bem como por milhares de sites que disponibilizam espaço para afixar anúncios através do programa Google AdSense.

Tipos de Segmentação no Google Ads

Nas campanhas Google Ads existem sistemas que, quando bem configurados, possibilitam um grande grau de definição dos públicos a quem queremos apresentar os nossos anúncios.
Quanto mais critérios de segmentação são escolhidos, menor é o grupo a quem os anúncios são apresentados.
Os 10 tipos de segmentação no Google Ads são os seguintes:

1-Keywords na Rede de Pesquisa

2-Keywords na Rede de Display

3-Posicionamentos

4-Interesses

5-Remarketing

6-Tópicos

7-Dados demográficos

8-Localização

9-Idioma

10-Dispositivo

Ver mais sobre Tipos de Segmentação no Google Ads

Em baixo pode ver-se a interface do Google Ads

Interface do Google Ads

Estrutura duma conta Google Ads

Um dos fatores críticos de sucesso duma conta Google Ads é a sua estrutura.

Entender como se criam campanhas, grupos de anúncios, anúncios, keywords, extensões de anúncios, etc., é vital para obter indices de qualidade elevados, bons posicionamentos dos anúncios e CPC (custo por clique) ao melhor preço possível.

Veja mais sobre Estrutura duma conta Google Ads.

Para mais informações leia o artigo “Afinal, quem inventou o Google Ads?”

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre Google Ads

Gestão de Google Ads

A sua campanha de Google Ads não lhe está a proporcionar o retorno do investimento que esperava? Você pode estar simplesmente a precisar de uma configuração profissional ou duma auditoria a uma campanha existente.

2020-02-13T17:52:30+00:00
Go to Top