Índice de Qualidade
O Índice de Qualidade é uma das métricas mais importantes em Google Ads, pois determina a posição dos anúncios e o custo por clique.
É uma classificação das keywords constantes no Google Ads.
A escala apresenta “Insatisfatório“ (1 a 4), “OK“ (5 a 7) e “Ótimo“ (8 a 10).
Como saber qual é o Índice de Qualidade?
Método Estatísticas da Conta
- Seleccione a campanha e o grupo de anúncios adequados.
- Clique no separador Palavras-chave.
- Clique em Colunas na barra de ferramentas acima da tabela e clique em Personalizar colunas (imagens de baixo).
- Clique em Atributos e, em seguida, adicione Índice qual.
- Clique em Guardar quando tiver terminado. Cada Índice de qualidade da palavra-chave será medido e apresentado numa escala de 1 a 10.
Como é calculado o Índice de Qualidade?
Fórmula do Índice de Qualidade (resumida)
- Taxa de Cliques (CTR)
- Relevância
- Página de destino
Fórmula do Índice de Qualidade
O Google Ads calcula o Índice de Qualidade com base nos seguintes fatores:
- O histórico da taxa de cliques (CTR) da palavra-chave e do anúncio correspondente no domínio do Google. Tenha em atenção que a CTR em web sites fora do Google (como o AOL.com) apenas afeta o Índice de Qualidade nos parceiros de pesquisa e não no Google.
- O histórico da sua conta, que é avaliado pela CTR de todos os anúncios e palavras-chave na sua conta.
- O histórico da CTR dos URL’s de visualização no grupo de anúncios.
- A qualidade da sua página de destino.
- A relevância da palavra-chave para os anúncios no respetivo grupo de anúncios.
- A relevância da palavra-chave e do anúncio correspondente para a consulta de pesquisa.
- O desempenho da sua conta na zona geográfica em que o anúncio será apresentado.
- Outros fatores de relevância.
Fonte: Google
Efeitos do Índice de Qualidade
Efeito n.º 1 : Custo Por Clique
Efeito n.º 2 : Estimativas de Lance de Primeira Página
Efeito n.º 3 : Elegibilidade para Apresentação
Efeito n.º 4 : Posição do Anúncio
Como otimizar o Índice de Qualidade
- Clique no separador Palavras-chave (ver imagem de baixo).
- Clique no botão Mais ações.
- Selecione “Diagnosticar palavras-chave” a partir do menu pendente.