SEO

O Snippet do Google

O Snippet do Google

Título, descrição, URL e outras informações duma página Web apresentados na página de resultados do Google.

A Google descreve o snippet como uma descrição ou um excerto duma página Web que se segue ao título e precede a URL.

Portanto, em sentido estrito o snippet seria a descrição. Porém, habitualmente o termo refere-se a todo o conteúdo apresentado. Há quem designe esta última situação por Rich Snippet.

Dependendo do tipo de pesquisa e do tipo de site, o conteúdo do snippet pode variar.

Por exemplo, se o termo pesquisado for igual a uma marca ou ao nome duma empresa, provavelmente o Google apresentará sitelinks. Mas se for um fórum de discussão já poderá apresentar o número de posts, a data, etc.

Tendencialmente o Google coloca o título da página (Title Tag) e a descrição (Meta Description) no snippet. Portanto, importa respeitar o número limite de caracteres, sob pena dos textos excessivos ficarem truncados com reticências.

Pelo facto de este número ter vindo a variar ao longo do tempo, não vamos mencionar aqui os limites atuais, recomendando, contudo, que os profissionais de SEO se mantenham atualizados nesta matéria.

Mais sobre SEO

O que é Title Tag?

Tecnicamente chamado “title element”, o Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores on-page para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.

SEO Black Hat

Um dos desafios constantes dos motores de busca resulta do facto de tentarem enganá-los. A isso chama-se SEO Black Hat.