O Snippet do Google
Título, descrição, URL e outras informações duma página Web apresentados na página de resultados do Google.
Título, descrição, URL e outras informações duma página Web apresentados na página de resultados do Google.
A Google descreve o snippet como uma descrição ou um excerto duma página Web que se segue ao título e precede a URL.
Portanto, em sentido estrito o snippet seria a descrição. Porém, habitualmente o termo refere-se a todo o conteúdo apresentado. Há quem designe esta última situação por Rich Snippet.
Dependendo do tipo de pesquisa e do tipo de site, o conteúdo do snippet pode variar.
Por exemplo, se o termo pesquisado for igual a uma marca ou ao nome duma empresa, provavelmente o Google apresentará sitelinks. Mas se for um fórum de discussão já poderá apresentar o número de posts, a data, etc.
Tendencialmente o Google coloca o título da página (Title Tag) e a descrição (Meta Description) no snippet. Portanto, importa respeitar o número limite de caracteres, sob pena dos textos excessivos ficarem truncados com reticências.
Pelo facto de este número ter vindo a variar ao longo do tempo, não vamos mencionar aqui os limites atuais, recomendando, contudo, que os profissionais de SEO se mantenham atualizados nesta matéria.