Canonicalização em SEO
Neologismo usado em SEO relativo ao estado ou processo de redirecionamento de várias páginas Web com o mesmo conteúdo, para uma só página: a página canónica.
São websites que contêm listas incomensuráveis de links, pagos pelos webmasters dos sites para onde apontam os links, com o objetivo de manipular os motores de busca.
Também se usa este termo para referir grupos de sites que lincam entre si.
Sabendo que um dos fatores de ranking usado pelos motores de busca são os backlinks, depressa surgiram burlões para subverter o sistema e tentar lucrar com ele.
Se é certo que os links naturais são relevantes como fatores de ranking para os motores de busca, os links pagos ou recíprocos, não só são irrelevantes, como podem até conduzir a penalizações e, em casos extremos, a erradicações do índice dos motores de busca.
Por isso, a existência de sites irrelevantes e medíocres é uma vista pelos motores de busca como uma ameaça a si próprios, pois pode afetar a sua qualidade de resultados e, com isso, desviar utilizadores para a concorrência.
A Internet espelha o ser humano no que ele tem de melhor e de pior.
Ver ainda: