SEO

Densidade de Keywords

Densidade de Keywords

É a percentagem de vezes que uma palavra ou expressão é usada numa página web em relação ao total de palavras dessa página.
Apesar de os algoritmos dos motores de busca serem secretos, é sabido que a densidade de keywords foi perdendo importância ao longo do tempo, tendo passado a ser um fator penalizador quando a densidade é considerada excessiva.
A esse excesso chama-se «keyword stuffing», prática “black hat” que consiste em usar excessivamente keywords com o objetivo de manipular um motor de busca, tentando levá-lo a posicionar determinada página web no topo dos resultados de pesquisa.
Quem não viu já textos burlescos com repetições estranhas dos mesmos termos, sem que daí adviesse qualquer valor?

Qual é a percentagem ideal de densidade de keywords?

1%? 7%? 20%?
Há especialistas em SEO que consideram que o ideal seria entre 1% a 3%. Outros falam num máximo de 7%.
Do nosso ponto de vista, o que interessa é a qualidade do texto para os seus destinatários, que são pessoas e não motores de busca.
Um texto como o apresentado acima nunca poderia ser considerado de qualidade e é fácil deduzir que ele não teria qualquer relevância quer para um humano quer para um motor de busca. Aliás, poderia mesmo levar a uma penalização pelos motores de busca e, já agora, pelo público.

 

Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre SEO

O que é Anchor Text?

Texto visível e clicável numa hiperligação. As palavras constantes no anchor text são relevantes para os motores de busca, ou seja, são consideradas um fator de ranking.

DuckDuckBot

É o robot usado pela DuckDuckGo para percorrer a Web, com vista a indexar os conteúdos encontrados e apresentá-los no seu motor de busca.

O que é um Crawler

É um software que tem a função de explorar toda a Web com vista a recolher e classificar conteúdos como páginas web, imagens, vídeos, ficheiros, etc.