Webmarketing

Google Ads – Como funciona o ranking?

Google Ads – Como funciona o ranking?

 

Tudo isto começa com uma pesquisa. Quando alguém pesquisa por alguma coisa no Google, o Google Ads vai ver que anunciantes existem para esse termo e então vai determinar qual é que aparece em primeiro, qual é que aparece em segundo e por aí fora.

Se um ou mais anunciantes estão a concorrer para a mesma keyword, então irá ocorrer um leilão.

Os anunciantes fazem listas das keywords que pretendem que apresentem os seus anúncios quando houver pesquisas por esses termos, decidem quanto é que querem gastar por cada clique que for feito nos seus anúncios e criam grupos de anúncios com essas keywords e os respectivos anúncios.

Quando existe uma pesquisa o Google Ads  verifica se alguma das keywords colocadas no grupo de anúncios é adequada para apresentar o anúncio e decide qual a posição do anúncio e qual o preço por clique.

 

Como é que o Google decide a posição dum anúncio?

O sistema Google Ads considera que o factor-chave para determinar onde é que aparecem os nossos anúncios é a sua classificação, também designada por Ad Rank.
A Google prefere não apresentar um anúncio que tenha uma qualidade baixa, pois o sistema assenta no princípio de apresentar o anúncio certo ao utilizador certo no momento certo. Para isso cada anúncio tem de ter uma qualidade mínima para ser apresentado.
É por este motivo que por vezes não aparece nenhum anúncio na página de resultados do Google, mesmo que o anunciante tenha licitado uma keyword igual ao termo pesquisado.

Como é calculado o Ad Rank (classificação do anúncio)?

A classificação do anúncio (ou qualidade do anúncio) resulta da multiplicação do lance de CPC pelo índice de qualidade.

A melhor combinação de lance do CPC (Custo por Clique) vezes o Índice de Qualidade gera a melhor posição. Por exemplo, se um anunciante tiver feito um lance de 2 euros e se o índice de qualidade de keyword acionada é 10 então a sua classificação é 20: 2 vezes 10 igual a 20.

Como melhorar a posição do meu anúncio?

Pode melhorar a posição do seu anúncio fazendo o seguinte:

  • Subir o lance;
  • Melhorar o Ad Rank;
  • Melhorar a Landing Page;

Como é que o Google Ads determina o que pagamos?

O nosso CPC resulta da classificação do anúncio abaixo do nosso a dividir pelo nosso índice qualidade mais 1 cêntimo.

Artigos sobre Google Ads