Publicidade Online – Os 10 erros mais comuns em PPC
A interface disponibilizada pelo Google Ads é tão amigável que traduz uma falsa ideia de simplicidade no que se refere a criar campanhas eficazes.
Tudo isto começa com uma pesquisa. Quando alguém pesquisa por alguma coisa no Google, o Google Ads vai ver que anunciantes existem para esse termo e então vai determinar qual é que aparece em primeiro, qual é que aparece em segundo e por aí fora.
Se um ou mais anunciantes estão a concorrer para a mesma keyword, então irá ocorrer um leilão.
Os anunciantes fazem listas das keywords que pretendem que apresentem os seus anúncios quando houver pesquisas por esses termos, decidem quanto é que querem gastar por cada clique que for feito nos seus anúncios e criam grupos de anúncios com essas keywords e os respectivos anúncios.
Quando existe uma pesquisa o Google Ads verifica se alguma das keywords colocadas no grupo de anúncios é adequada para apresentar o anúncio e decide qual a posição do anúncio e qual o preço por clique.
O sistema Google Ads considera que o factor-chave para determinar onde é que aparecem os nossos anúncios é a sua classificação, também designada por Ad Rank.
A Google prefere não apresentar um anúncio que tenha uma qualidade baixa, pois o sistema assenta no princípio de apresentar o anúncio certo ao utilizador certo no momento certo. Para isso cada anúncio tem de ter uma qualidade mínima para ser apresentado.
É por este motivo que por vezes não aparece nenhum anúncio na página de resultados do Google, mesmo que o anunciante tenha licitado uma keyword igual ao termo pesquisado.
A classificação do anúncio (ou qualidade do anúncio) resulta da multiplicação do lance de CPC pelo índice de qualidade.
A melhor combinação de lance do CPC (Custo por Clique) vezes o Índice de Qualidade gera a melhor posição. Por exemplo, se um anunciante tiver feito um lance de 2 euros e se o índice de qualidade de keyword acionada é 10 então a sua classificação é 20: 2 vezes 10 igual a 20.
Pode melhorar a posição do seu anúncio fazendo o seguinte:
O nosso CPC resulta da classificação do anúncio abaixo do nosso a dividir pelo nosso índice qualidade mais 1 cêntimo.