Webmarketing

Google Ads – Estrutura duma conta

Google Ads – Estrutura duma conta

 

A eficácia duma conta Google Ads depende desde logo da sua estrutura. É como a estabilidade dum prédio depender dos alicerces.
Isto é básico e simples de perceber.
Apesar de se tratar dum pensamento tão óbvio, já não é tão simples saber como pôr em prática, principalmente para os iniciados em Google Ads.

Por que motivo é importante ter uma conta de Google Ads bem estruturada?

Antes de vermos alguns exemplos práticos, tentemos compreender por que motivo é tão importante ter uma conta de Google Ads bem estruturada.

  1. Com uma conta bem estruturada o meu índice de qualidade tende a subir, o que resultará em CPC (custo por clique) mais baixo e em melhor posicionamento dos meus anúncios.
  2. Uma boa estrutura de conta permite-me gerir a conta em toda a sua plenitude, podendo configurar sem problemas orçamentos, lances, segmentação etc.
  3. Ter uma conta mal estruturada é como guiar um carro com os pedais trocados, o volante no porta-luvas e o banco virado para trás. É um caos que irá gerar desperdício e poucas ou nenhumas conversões.

 

Estrutura duma conta Google Ads – visão geral

 

Em primeiro lugar é importante termos uma visão mental  da estrutura duma conta Google Ads, pois na interface do Google estes termos não estão dispostos de forma esquemática, mas sim em separadores e/ou ferramentas de navegação, tais como links ou menus (imagem de baixo).

Tipicamente uma conta de Google Ads tem a seguinte estrutura:

Vejamos de seguida alguns exemplos práticos de estruturas de contas Google Ads.

Estrutura duma conta Google Ads – baseada na localização

 

Imaginemos que queremos criar uma conta para uma empresa de franchising.

Provavelmente o critério mais adequado para estruturarmos a conta é em função da localização, pois os orçamentos poderão ser difererentes em cada localidade, e as keywords também deverão aludir em cada grupo de anúncios à respetiva localidade.

Estrutura duma conta Google Ads – baseada nos produtos

 

Outra hipótese é estruturarmos a conta com campanhas por produto/serviço. Desta forma podemos configurar especificamente cada produto, por exemplo, definindo horas do dia, lances, regiões geográficas e orçamentos diferentes.

 

Estrutura duma conta Google Ads – baseada na estrutura do site

 

Finalmente, apresentamos a forma mais clássica para estruturar uma conta. Neste caso usamos como referência a estrutura do website para onde apontam os nossos anúncios.

Esta opção só é viável se o próprio site estiver bem estruturado.

 

Estrutura duma conta Google Ads – baseada na segmentação

 

Até agora temos visto os vários tipos de estrutura no âmbito da Rede de Pesquisa, em que o critério de de segmentação que distingue esta rede da Rede Display é a segmentação por keywords.

Contudo, uma conta de Google Ads permite-nos outros tipos de segmentação na Rede Display, como se indica:

Rede de Display – Tipos de Segmentação

  • Keywords da Rede de Display – o sistema escolhe sites ou páginas relacionados com as keywords que foram colocadas no grupo de anúncios. A este sistema dá-se o nome de “posicionamentos automáticos“.
  • Posicionamentos – através duma lista apresentada pelo Google Ads é possível escolher em que sites se pretende inserir os anúncios. O sistema escolhe sites ou páginas relacionados com as keywords que foram colocadas no grupo de anúncios. A este sistema dá-se o nome de “posicionamentos geridos“.
  • Interesses – os anúncios são apresentados a pessoas com afinidades pela oferta dos produtos ou serviços promovidos nos anúncios. Este tipo de segmentação também é conhecido por Segmentação por público-alvo.
  • Remarketing – os anúncios são apresentados a utilizadores que estiveram anteriormente no nosso site. Este tipo de segmentação também é conhecido por Segmentação por público-alvo. Este tipo de segmentação não é exclusivo da Rede de Display, porque também existe na Rede de Pesquisa.
  • Tópicos – o sistema escolhe sites ou páginas relacionados com os temas (tópicos) que foram colocadas no grupo de anúncios. A este sistema dá-se o nome de “posicionamentos automáticos”.
  • Dados demográficos – idade, sexo, estatuto parental.
  • Localização – é possível escolher o local onde se pretende apresentar anúncios, como um país, uma região, uma área geográfica, uma povoação, etc. Este tipo de segmentação não é exclusivo da Rede de Display, porque também existe na Rede de Pesquisa.
  • Idioma – neste caso pode-se definir para que línguas se pretende apresentar os anúncios. Este tipo de segmentação não é exclusivo da Rede de Display, porque também existe na Rede de Pesquisa.
  • Dispositivo – é possível apresentar os anúncios apenas a utilizadores de Android ou de PC, por exemplo. Este tipo de segmentação não é exclusivo da Rede de Display, porque também existe na Rede de Pesquisa.

Quanto mais critérios de segmentação são escolhidos, menor é o grupo a quem os anúncios são apresentados.

Com base no exposto, podemos apresentar o seguinte exemplo de estrutura com base na segmentação:

Artigos sobre Google Ads