Publicidade Online – Os 10 erros mais comuns em PPC
A interface disponibilizada pelo Google Ads é tão amigável que traduz uma falsa ideia de simplicidade no que se refere a criar campanhas eficazes.
Não pense que fazer publicidade online eficientemente é uma tarefa assim tão simples.
Nas linhas seguintes apresento-lhe os erros mais comuns com que me tenho deparado em matéria de publicidade online.
- Apontar as campanhas para a Homepage
Este é talvez “O Pai de Todos os Erros”.
Lembre-se que o visitante que clicou no anúncio fê-lo porque teve interesse num qualquer aspecto da sua marca. Não o fez certamente por interesse especificamente no site de que você tanto gosta.
O ideal será apontar para uma “landing page” subordinada EXACTAMENTE ao tema que é referido no anúncio.
Não obrigue o seu potencial cliente a cliques desnecessários nem a procurar na Home onde está, afinal, aquilo que ele procurava.
- Não analisar os resultados
As funcionalidades oferecidas pelo Google Ads são das melhores ferramentas que há para testar a eficácia das suas keywords.
O Google Analytics permite-lhe ir um pouco mais longe na análise, apresentando-lhe as duas ferramentas resultados “milimétricos” e em tempo real, o que lhe permite aperfeiçoar as suas campanhas também em tempo real.
- Usar muitas keywords
Há muita gente que ainda não distingue tráfego de visitas qualificadas.
Quanto mais genérico for o âmbito das keywords inscritas numa campanha, mais tráfego terá o seu site. Logo, mais cliques. Logo, mais custos.
E logo, menor taxa de conversão (de cliques em vendas).
Quanto mais precisas e coerentes forem as keywords de cada anúncio, mais visitantes qualificados este irá gerar.
O que não acontecerá se usar todas as keywords sugeridas pelos softwares de sugestão de keywords.
- Fazer lances muito altos para aparecer no topo
Pode não parecer à primeira vista, mas o conteúdo do anúncio tem mais importância do que a posição em que aparece… desde que na primeira página, naturalmente.
Os utilizadores estão habituados a pesquisar e se o seu anúncio aparecer no 3º ou 4º lugar é perfeitamente aceitável e de certeza mais rentável, visto que paga menos por clique.
- Lances iguais para a rede de conteúdo
A rede de publicidade do Google divide-se em dois: a rede de pesquisa (de que se destacam as páginas de resultados – ou SERP); e a rede de conteúdo (composta por sites com conteúdo específico e tendencialmente relacionado com o tema do anúncio).
A estratégia ideal é fazer lances diferentes para cada uma das redes, caso contrário o seu orçamento esgotará mais cedo do que previu
- Conteúdo pouco cativante
Seja criativo. Quando estiver a criar os seus anúncios lembre do Modelo AIDA
ATENÇÃO – o anúncio tem que despertar a atenção;
INTERESSE – tem que criar interesse ao visitante em clicar, uma vez conquistada a sua atenção;
DESEJO – tem que criar o desejo de que lhe comprem o seu “produto”;
ACÇÃO- e finalmente o golo! Depois das etapas anteriores aquilo que pretendemos com o anúncio é uma determinada acção (por ex: uma venda);
- Limitar a campanha a um anúncio
Não limite as suas campanhas a um só anúncio. Crie mais anúncios com pequenas variações nas keywords. Assim poderá testar a eficácia de cada um e ir afinando a campanha.
- Falta de segmentação geográfica
Se o seu negócio implicar relacionamento directo com o seu cliente (ex: restaurante, oficina, consultório, etc.), provavelmente terá mais interesse em que cliquem nos seus anúncios utilizadores locais do que longínquos.
Inclua a sua cidade ou região no anúncio.
- Sugerir que oferece produtos grátis
Sejamos práticos. Você vai pagar anúncios para oferecer produtos?
Então o que vai alcançar com este tipo de estratégias é que obtenha visitantes irritados quando virem que afinal não era bem assim, com os correspondentes danos que isso provocará na imagem da sua marca.
Além disso, irá pagar apenas tráfego e não visitantes qualificados (interessados nos seus produtos).
- Não usar palavras negativas
Se o seu negócio é livros antigos, então fará todo o sentido adicionar keywords negativas como “—livros de informática” (com o sinal “menos”), pois irá poupar visitas desqualificadas, consumindo-lhe o seu orçamento desnecessariamente.
Para concluir. Nos canais de publicidade tradicionais os anúncios são meramente afixados para um largo espectro de “targets”.
Na publicidade PPC os anúncios apenas aparecem a quem tem interesse no tema anunciado, pois coincide com o tema que pesquisou.
Aperfeiçoe os seus conhecimentos nesta área ou contrate um profissional de Webmarketing e sinta em tempo real os efeitos das suas campanhas. Esperemos que bons!