Índice de Qualidade
É uma das métricas mais importantes em Google Ads, pois é determinante para a posição dos anúncios e o custo por clique.
A apresentação dos anúncios às pessoas a quem eles possam interessar é um fator crítico de sucesso em qualquer meio publicitário.
Nas campanhas Google Ads existem sistemas que, quando bem configurados, possibilitam um grande grau de definição dos públicos a quem queremos apresentar os nossos anúncios.
Os 10 tipos de segmentação no Google Ads são os seguintes:
Os anúncios são apresentados aos utilizadores que pesquisaram por um termo que o anunciante colocou na sua lista de keywords. Quanto mais relevantes forem as keywords maiores são as possibilidades de os anúncios causarem interesse. Pelo contrário, quanto mais vagas, equívocas, desconexas e desfocadas forem as keywords menos eficaz será a campanha.
O sistema escolhe sites ou páginas relacionados com as keywords que foram colocadas no grupo de anúncios. A este sistema dá-se o nome de “posicionamentos automáticos“.
Através duma lista apresentada pelo Ads, é possível escolher em que sites se pretende inserir os anúncios. O sistema escolhe sites ou páginas relacionados com as keywords que foram colocadas no grupo de anúncios. A este sistema dá-se o nome de “posicionamentos geridos“.
Os anúncios são apresentados a pessoas com afinidades pela oferta dos produtos ou serviços promovidos nos anúncios. Este tipo de segmentação também é conhecido por segmentação por público-alvo.
Os anúncios são apresentados a utilizadores que estiveram anteriormente no nosso site. Este tipo de segmentação também é conhecido por segmentação por público-alvo.
O sistema escolhe sites ou páginas relacionados com os temas (tópicos) que foram colocadas no grupo de anúncios. A este sistema dá-se o nome de “posicionamentos automáticos“.
Os utilizadores a quem se apresentam os anúncios podem ser segmentados por idade, sexo ou estatuto parental.
É possível escolher o local onde se pretende apresentar anúncios, como um país, uma região, uma área geográfica, uma povoação, etc.
Neste caso pode-se definir para que línguas se pretende apresentar os anúncios.
É possível apresentar os anúncios apenas a utilizadores de Android ou de PC, por exemplo.
Quanto mais critérios de segmentação são escolhidos, menor é o grupo a quem os anúncios são apresentados.