e-Commerce – 20 definições que deve conhecer
Da mesma forma que um ortopedista tem de saber o nome dos ossos, há termos em e-Commerce de conhecimento recomendável, para que você possa identificar problemas e tomar decisões.
No comércio electrónico, um gateway de pagamento é o termo usado para descrever um prestador de serviço que autoriza a aplicação e os processos de pagamentos electrónicos, entre você, o seu cliente, o cliente do cartão de crédito e do banco emissor e o seu próprio banco. Trata-se duma peça importante do quebra-cabeça das transacções online.
Pense num gateway de pagamento como o equivalente on-line ao terminal pagamento que se vê nos supermercados. O gateway de pagamento permite que você aceite cartões de crédito, de débito e outras formas de pagamentos electrónicos no seu site.
O gateway de pagamento é na verdade um sistema informático em que os processos de transferência, controlo, envio e recepção de informações de transacção para a rede de cartão de crédito em nome do comerciante, usando conexões com a Internet segura. O gateway de pagamento é a infra-estrutura que permite que um comerciante aceite cartões de crédito e outras formas de pagamentos electrónicos.
Os gateways de pagamento podem ser implementados de duas maneiras. No primeiro caso pode levar o cliente para um site de terceiros para processamento do cartão de crédito. No segundo, o pagamento pode ser processado através do chamado Merchant API (Application Program Interface) que é integrado com o servidor que aloja o seu site. Neste cenário, o cliente nunca deixa o site do anunciante na Internet.
Um gateway de pagamento executa processos muito específicos. É realmente um processo demorado e regulamentado, apesar de a autorização de transacção acontecer apenas alguns segundos depois que o cliente clicar no botão de check-out do seu site.
Veja-se como um gateway de pagamento facilita as transacções online entre você e o seu cliente:
Os prestadores de serviços de gateway de pagamento oferecem uma série de recursos e serviços de valor acrescentado. Seguem cinco aspectos a ter em conta quando escolher o seu fornecedor de gateway de pagamento.
Compatibilidade com o carrinho: Uma das primeiras coisas que você precisa de considerar é a compatibilidade com o sistema existente na sua loja online. Este aspecto é crucial, especialmente se você já comprou e instalou o seu software de e-commerce.
PCI Compliance: O gateway de pagamento é a empresa que irá tratar e armazenar informações do cartão de crédito dos seus clientes. Qualquer prestador de gateway de pagamento que escolher deve satisfazer o cumprimento de normas PCI (PCI-DSS) ou usar uma fonte confiável para atender aos padrões de conformidade. Se ainda não tiver escolhido um prestador de gateway de pagamento, a Visa disponibiliza uma lista de prestadores de serviços validados pela norma PCI-DSS, incluindo gateways de pagamento que podem ajudá-lo a refinar a sua pesquisa.
Para saber mais sobre PCI Compliance: www.pcicomplianceguide.org
Cartões e divisas suportados: Outra característica importante dum gateway de pagamento é o tipo de cartões de crédito e o tipo de divisas que pode processar. Se você pretende oferecer itens para venda em regiões com diversas moedas ou cartões de crédito, verifique se o prestador de serviços oferece suporte para vários tipos de cartões de crédito e outras formas de pagamento on-line e também em moedas diferentes.
Facturação recorrente e encomendas por telefone: Nalguns casos em que se oferece suporte ou serviços baseados em assinatura é preciso assegurar que o gateway de pagamento suporta pré-facturação e facturação de retorno automático (ou ARB – Automated Recurring Billing), e que também oferece ferramentas de gestão para a revisão do balanço e da história da conta do cliente. Outra característica importante é a capacidade de login e processamento manual de transacções de clientes – por exemplo, em virtude duma encomenda feita por telefone. Este serviço é chamado de “terminal virtual”, e é um serviço que o prestador de gateway de pagamento deve oferecer.
Detecção de fraudes serviço de prevenção: Um bom gateway de pagamento deverá oferecer ferramentas automatizadas para ajudar a combater fraudes de cartão de crédito, incluindo a capacidade de identificar as operações suspeitas e de garantir que o prestador oferece suporte de acordo com os padrões da indústria tais como o Sistema de Verificação de Endereço (ou AVS – Adress Verification System). Esse recurso de segurança garante que o endereço da factura do cartão de crédito do cliente condiz com a informação do emissor do cartão de crédito.
Uma consideração importante que todo o comerciante precisa de averiguar é o custo total de utilização do serviço. As taxas variam de preço em função de cada prestador de serviços, e você vai descobrir rapidamente que a maioria dos prestadores de serviços de gateway de pagamento também cobra “taxas de valor acrescentado” de serviços, tais como ferramentas de prevenção de fraude profissional e apoio de helpdesk. Muitos também cobram taxas para os diferentes aspectos do processo de transacção. Em geral, pode esperar ser cobrado para alguns, senão todos, dos seguintes tipos de taxas:
É extremamente importante ler o contrato do prestador de serviços de gateway de pagamento. Saber com antecedência quais os serviços que serão cobrados e qual o valor em euros que as taxas atingirão. Tenha em mente que é importante haver helpdesk e suporte técnico gratuito, e não se prenda a um fornecedor que cobra uma taxa de rescisão se você decidir mudar de fornecedor de serviços.
Quando você escolhe um gateway de pagamento para a sua loja online, uma coisa a notar é que não deverá estar preso a esse prestador, a menos que tenha assinado um contrato de longa duração. Todos os gateways de pagamento trabalham da mesma forma. Então se achar que o seu prestador actual não está asatisfazer as suas necessidades, pode mudar de fornecedor, desde que assegure que o novo é compatível com o seu software.
A melhor abordagem para encontrar um gateway de pagamento é estimar o número de transacções que poderá te num mês para obter uma melhor noção dos custos e, em seguida, escolher o prestador que oferece suporte para as soluções existentes de e-commerce e software do carrinho de compras. Você pode restringir ainda mais a lista de potenciais operadores depois de investigar quem tem registo como fornecedor validado pelas normas PCI-Compliance.