WooCommerce – principais características

O WooCommerce é um plugin de e-Commerce para WordPress.

Trata-se duma das plataformas de e-Commerce mais populares, robustas e flexíveis do mundo, contando com mais de 5.000.000 de downloads.

Permite gerir facilmente as encomendas, os stocks, os pagamentos, as expedições, etc.

Fornece relatórios sobre clientes, vendas, produtos, etc., e pode ser configurado com praticamente qualquer tema (layout) do WordPress.

WooCommerce – principais características

Principais recursos

Apesar de lhe poderem ser instaladas mais de 350 extensões, conferindo-lhe enorme flexibilidade e escalabilidade, os seus principais recursos são os seguintes:

  • Gestão do catálogo – criação de produtos e categorias e gestão de pedidos
  • Produtos ilimitados
  • Diversos métodos de pagamento
  • Diversos métodos de expedição
  • Gestão de stocks
  • Relatórios – rotatividade, margem líquida, pedidos, novos clientes…
  • Marketing
  • Impostos
  • Cupões, Vouchers e Cheques-Prenda
  • Designs Personalizáveis – funciona praticamente com qualquer tema (layout) WordPress
  • Mobile Friendly – compatibilidade com dispositivos móveis
  • Multi-idioma – atualmente estão disponíveis mais de 150 idiomas para apresentação dos conteúdos, bastando o comerciante disponibilizar as respetivas traduções

Recursos adicionais

As extensões do WooCommerce (também designadas por plugins, componentes ou módulos) permitem centenas de recursos adicionais. Seguem alguns exemplos:

Finanças e contabilidade
  • Integração com web services terceiros para conexão com o software de gestão do comerciante;
  • Impressão e envio automático duma fatura em PDF juntamente com o email de confirmação da encomenda;
  • Possibilidade dos clientes pedirem reembolso através da secção “A Minha Conta”;
  • EU VAT Number – permite a inscrição pelo cliente do seu IVA e remove este valor nos negócios elegíveis;
Serviço ao Cliente
  • Possibilidade dos clientes personalizarem produtos através de indicação de variações do produto;
  • Possibilidade dos clientes escolherem uma entre várias formas de expedição e respetivos preços;
  • Subscrições – permite que os clientes subscrevam serviços continuados, facilitando assim o processamento de pagamentos recorrentes;
  • Suporte – permite prestar apoio ao cliente diretamente através do site;
Migração de produtos
  • Permite importar e exportar todos os produtos do comerciante para a loja ou da loja para outros sistemas;
Gestão de stocks
  • Várias possibilidades de gestão de encomendas e de inventário adequando-se a necessidades específicas do comerciante;
Marketing
  • SEO – otimização para os motores de busca;
  • Integração com diversos serviços de e-Mail Marketing;
  • Criação de pacotes de produtos no âmbito de promoções;
  • Gestão de vouchers, cupões de desconto e cheques-prenda;
  • Follow ups – permite automatizar comunicações aos clientes por e-mail ou por Twitter;
  • Google Product Feed – permite configurar dados para serem adicionados no Google Merchant Centre, para campanhas no Google Shopping;
  • Lista de Favoritos – os utilizadores da loja podem criar as suas listas com produtos favoritos;
  • Newsletter – subscrição no MailChimp ou outros operadores de e-mail marketing;
  • Pontos e prémios – ações de fidelização que recompensam os clientes por compras, com pontos que geram descontos que podem ser resgatados na loja;
  • One Page Checkout – possibilidade de configurar todo o processo de checkout numa só página, com vista a simplificar o processo aos clientes;
  • Facebook Tab – possibilidade de vender os produtos numa página do Facebook.
Gateways de Pagamento
  • Possibilidade de instalar métodos de pagamento de várias redes de cartões de crédito e de operadores nacionais de dezenas de países.
Produtos
  • Possibilidade de os clientes personalizarem produtos através de indicação de variações do produto;
  • Criação de pacotes de produtos no âmbito de promoções;
  • Variação de cores e características – o utilizador escolhe uma cor, um tamanho ou uma característica e a fota muda;
  • Produtos compostos – permite que o cliente configure kits ou packs de produtos. Exemplos:
    • (1) câmara X5, objetiva Z3, estojo azul Y9;
    • (2) t-shirt branca tamanho 42, calças de ganga tamanho 40, ténis azuis tamanho 44;
Reporting
  • Métricas em tempo real – apresenta resultados de desempenho sobre clientes, produtos, vendas, abandonos de carrinho, tudo num relance;
  • Possibilidade de receber relatórios por email sem necessidade de fazer login na loja;
Expedição
  • Integração de preços de portes de vários transportadores;
  • Tracking – permite ao cliente acompanhar o estado da sua encomenda
Impostos
  • EU VAT Number – permite a inscrição pelo cliente do seu IVA e remove este valor nos negócios elegíveis;

Mais sobre e-Commerce

2023-12-19T16:36:06+00:00