O Snippet do Google

Título, descrição, URL e outras informações duma página Web apresentados na página de resultados do Google.

A Google descreve o snippet como uma descrição ou um excerto duma página Web que se segue ao título e precede a URL.

Portanto, em sentido estrito o snippet seria a descrição. Porém, habitualmente o termo refere-se a todo o conteúdo apresentado. Há quem designe esta última situação por Rich Snippet.

Dependendo do tipo de pesquisa e do tipo de site, o conteúdo do snippet pode variar.

Por exemplo, se o termo pesquisado for igual a uma marca ou ao nome duma empresa, provavelmente o Google apresentará sitelinks. Mas se for um fórum de discussão já poderá apresentar o número de posts, a data, etc.

Tendencialmente o Google coloca o título da página (Title Tag) e a descrição (Meta Description) no snippet. Portanto, importa respeitar o número limite de caracteres, sob pena dos textos excessivos ficarem truncados com reticências.

Pelo facto de este número ter vindo a variar ao longo do tempo, não vamos mencionar aqui os limites atuais, recomendando, contudo, que os profissionais de SEO se mantenham atualizados nesta matéria.

O Snippet do Google

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre SEO

O que é Anchor Text?

Texto visível e clicável numa hiperligação. As palavras constantes no anchor text são relevantes para os motores de busca, ou seja, são consideradas um fator de ranking.

SEO Black Hat

Um dos desafios constantes dos motores de busca resulta do facto de tentarem enganá-los. A isso chama-se SEO Black Hat.

Keyword Stuffing

Expressão usada em SEO para referir uma prática "black hat" em que se usam excessivamente keywords com o objetivo de manipular um motor de busca.

2021-02-22T10:13:05+00:00
Go to Top