O Snippet do Google

Título, descrição, URL e outras informações duma página Web apresentados na página de resultados do Google.

A Google descreve o snippet como uma descrição ou um excerto duma página Web que se segue ao título e precede a URL.

Portanto, em sentido estrito o snippet seria a descrição. Porém, habitualmente o termo refere-se a todo o conteúdo apresentado. Há quem designe esta última situação por Rich Snippet.

Dependendo do tipo de pesquisa e do tipo de site, o conteúdo do snippet pode variar.

Por exemplo, se o termo pesquisado for igual a uma marca ou ao nome duma empresa, provavelmente o Google apresentará sitelinks. Mas se for um fórum de discussão já poderá apresentar o número de posts, a data, etc.

Tendencialmente o Google coloca o título da página (Title Tag) e a descrição (Meta Description) no snippet. Portanto, importa respeitar o número limite de caracteres, sob pena dos textos excessivos ficarem truncados com reticências.

Pelo facto de este número ter vindo a variar ao longo do tempo, não vamos mencionar aqui os limites atuais, recomendando, contudo, que os profissionais de SEO se mantenham atualizados nesta matéria.

O Snippet do Google

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

Mais sobre SEO

DuckDuckBot

É o robot usado pela DuckDuckGo para percorrer a Web, com vista a indexar os conteúdos encontrados e apresentá-los no seu motor de busca.

O que é um Crawler

É um software que tem a função de explorar toda a Web com vista a recolher e classificar conteúdos como páginas web, imagens, vídeos, ficheiros, etc.

2020-02-14T09:38:58+00:00