O Ranking Alexa

Alexa é uma empresa de web analytics subsidiária da Amazon. O serviço que presta adquiriu dimensão mundial por disponibilizar gratuitamente informação sobre o desempenho de qualquer website em tempo real, tornando-se assim o Ranking Alexa numa ferramenta incontornável na comunidade Webmarketing.

Como funciona o Ranking Alexa

O Ranking Alexa apresenta métricas com base nos dados de navegação dos milhões de utilizadores das extensões dos principais browsers, que fornecem informações aos utilizadores sobre qualquer website em relação a todos os outros.
Para além dos dados recolhidos pelas extensões dos browsers, o Alexa tem um crawler (robot identificado por “ia_archiver”) que identifica e classifica o conteúdo da Web, com vista a encontrar backlinks e sites relacionados.

Tal como nos crawlers de todos os principais motores de busca, os webmasters podem impedir a entrada nos seus sites do robot do Alexa, devendo, para o efeito, colocar um ficheiro robots.txt.

Alexa - extensão para o Chrome

Algumas das informações fornecidas pelo Alexa (versão gratuita)

Como é normal e por definição, as versões freemium (gratuitas) têm bastantes limitações em relação às versões pagas. Neste caso passa-se a mesma coisa, embora o leque de informação disponibilizada seja já bastante generoso.

 

Alexa Trafic Rank – permite saber quão popular é um website, mostrando o seu ranking no mundo e nos respetivo país;
Links Relacionados – apresenta sites semelhantes àquele que está a ser visitado;
Wayback – mostra como era um website no passado;
Search Analytics – indica as principais pesquisas por que os visitantes entraram num determinado website;
Velocidade do website – apresenta o desempenho dum website em relação a todos os outros e o tempo de carregamento duma página em segundos;
Backlinks – número e identificação de links externos que apontam para um website (na versão grátis apresenta o número total, mas apenas identifica os primeiros cinco);
Taxa de rejeição – percentagem de visitantes que entraram apenas numa página do site e saíram sem ter feito mais nada;
Pageviews por visitante – número médio de páginas visitadas por visitante;
Tempo no site – duração média duma visita;
Geolocalização – proveniência geográfica dos visitantes dum website;
Origem do tráfego – sites visitados imediatamente antes da entrada dum determinado website;

Para além das informações sobre websites específicos o Alexa permite ainda saber o ranking dos sites por país, região e categoria.

Alexa

Os dados do Alexa são fiáveis?

Uma vez que o Alexa depende em grande medida dos dados recolhidos através da navegação na Web feita pelos milhões de utilizadores da extensão do browser, poderá haver ramos de atividade em que existam mais utilizadores Alexa do que outros. Por exemplo, nas atividades tecnológicas pode haver maior percentagem de utilizadores Alexa do que nas atividades agrícolas.

Nestes casos, o ranking dum website em comparação com outro similar em matéria de tráfego doutro setor, poderá conter algumas distorções, fruto da diferente percentagem de utilizadores Alexa. Por isso, os dados não são muito fiáveis para análises comparativas entre vários setores de atividade. Contudo, dentro do mesmo setor os dados têm bastante fiabilidade se quisermos comparar desempenho de websites concorrentes, por exemplo.

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O que é Micro Conversão?

É um tipo de conversão que consiste na realização duma ação pretendida num website. Micro Conversão (ou microconversão) é uma atividade que pode conduzir a uma Macro Conversão, objetivo principal do website.

2023-12-19T11:51:20+00:00