O que é SEO?
SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization, ou seja, Optimização para os Motores de Busca, e é uma das actividades mais importantes no âmbito do Marketing Digital.
Qual a importância do SEO?
Segundo dados recolhidos pela plataforma Web Server Survey da Netcraft, especialista em segurança e tecnologia na Internet, existiam em novembro de 2015, pelo menos 902,997,800 sites.
Obviamente que nem todos conseguem aparecer na primeira página dos motores de busca. Estes só colocam na primeira página sites que os seus algoritmos determinaram serem relevantes para um dado termo pesquisado.
Se os motores de busca não compreenderem que um determinado site é sobre «criação de caracóis», eles nunca lhe atribuirão um ranking elevado quando houver pesquisas com aquele termo («criação de caracóis»).
A tarefa de aperfeiçoar as páginas para que os motores de busca as considerem relevantes designa-se por SEO ( Search Engine Optimization ou Optimização para os Motores de Busca).
«As pessoas têm tendência para olharem apenas para os primeiros 10 resultados dos motores de busca». Estas palavras são de Sergey Brin e Lawrence Page, fundadores do Google, escritas no seu trabalho universitário The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine , que se pode ler no site da Universidade de Stanford (Brin, 1998).
Sabemos que o Google apresenta dez resultados por página e, de acordo com um estudo da iProspect, sabemos também que apenas dez por cento dos utilizadores procuram para além da terceira página de resultados. A maioria dos utilizadores prefere mudar o termo de pesquisa do que continuar para páginas mais profundas.
Por tudo isto é crucial para muitos negócios estar bem posicionado nos resultados orgânicos (naturais) do Google.
O SEO costuma dividir-se em duas grandes atividades:
- SEO Onpage
- SEO Offpage
A par da otimização Onpage e Offpage, há outra vertente da máxima importância em SEO: as violações dos motores de busca.
As violações dos motores de busca existem porque estes são alvo de constantes e sistemáticas tentativas de logro por parte de webmasters que praticam SEO Black Hat.
Posto isto, na figura de baixo apresenta-se de forma esquemática o universo do SEO nos seus traços gerais.
O título deste diagrama – Os Fatores de Sucesso de SEO – deve-se ao facto de estarem aqui incluídos Fatores de Ranking e não só. Por exemplo, a Meta Tag Descrição, não tendo influência no ranking dos motores de busca, tem bastante importância no sucesso dum determinado resultado na SERP, pois o seu texto pode contribuir ou não para o desempenho em termos de quantidade e qualidade das visitas provenientes da SERP.