O que é Anchor Text

Texto visível e clicável numa hiperligação. As palavras constantes no anchor text são relevantes para os motores de busca, ou seja, são consideradas um fator de ranking.
Um dos exemplos mais comuns de uso despiciendo deste fator de ranking é colocar um link nas palavras “Clique aqui” ou “Veja mais“, pois desperdiça-se uma oportunidade soberana de indicar ao motor de busca em que consiste aquele link.

Por exemplo, em vez de “Clique aqui” poderia ter-se escrito “Ver mais camisolas” ou “Ver mais câmaras de vídeo”.

No exemplo de baixo o anchor text é o próprio título. Se repararmos na SERP do Google (página de resultados do motor de busca), o link para a landing page está no título do snippet (snippet é o fragmento de informação com o resultado da pesquisa em que aparece um título, uma descrição e a URL).

Não é difícil admitir que o Google não teria o sucesso que tem hoje se todos os resultados tivessem o link numa expressão do género “Clique aqui”.

Anchor Text

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

  • CEO da PWM - Power Web Marketing
  • Consultor de Marketing Digital
  • Docente em diversos cursos de pós-graduação
  • Autor do livro Google Marketing
  • Vice-Presidente do Fórum do Consumo

Mais sobre SEO

O que é Title Tag?

Tecnicamente chamado “title element”, o Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores on-page para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.

O que é Anchor Text?

Texto visível e clicável numa hiperligação. As palavras constantes no anchor text são relevantes para os motores de busca, ou seja, são consideradas um fator de ranking.

O que é SEO?

SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization, ou seja, Optimização para os Motores de Busca, e é uma das actividades mais importantes no âmbito do Webmarketing.

2020-02-14T10:36:02+00:00
Go to Top