Google Ads – Como funciona o ranking?

 

Tudo isto começa com uma pesquisa. Quando alguém pesquisa por alguma coisa no Google, o Google Ads vai ver que anunciantes existem para esse termo e então vai determinar qual é que aparece em primeiro, qual é que aparece em segundo e por aí fora.

Se um ou mais anunciantes estão a concorrer para a mesma keyword, então irá ocorrer um leilão.

Google Ads Leilão

Os anunciantes fazem listas das keywords que pretendem que apresentem os seus anúncios quando houver pesquisas por esses termos, decidem quanto é que querem gastar por cada clique que for feito nos seus anúncios e criam grupos de anúncios com essas keywords e os respectivos anúncios.

Quando existe uma pesquisa o Google Ads  verifica se alguma das keywords colocadas no grupo de anúncios é adequada para apresentar o anúncio e decide qual a posição do anúncio e qual o preço por clique.

 

Como é que o Google decide a posição dum anúncio?

O sistema Google Ads considera que o factor-chave para determinar onde é que aparecem os nossos anúncios é a sua classificação, também designada por Ad Rank.
A Google prefere não apresentar um anúncio que tenha uma qualidade baixa, pois o sistema assenta no princípio de apresentar o anúncio certo ao utilizador certo no momento certo. Para isso cada anúncio tem de ter uma qualidade mínima para ser apresentado.
É por este motivo que por vezes não aparece nenhum anúncio na página de resultados do Google, mesmo que o anunciante tenha licitado uma keyword igual ao termo pesquisado.

Como é calculado o Ad Rank (classificação do anúncio)?

A classificação do anúncio (ou qualidade do anúncio) resulta da multiplicação do lance de CPC pelo índice de qualidade.

Google Ads Ad Rank (Qualidade do Anúncio)

A melhor combinação de lance do CPC (Custo por Clique) vezes o Índice de Qualidade gera a melhor posição. Por exemplo, se um anunciante tiver feito um lance de 2 euros e se o índice de qualidade de keyword acionada é 10 então a sua classificação é 20: 2 vezes 10 igual a 20.

Google Ads Ad Rank

Como melhorar a posição do meu anúncio?

Pode melhorar a posição do seu anúncio fazendo o seguinte:

  • Subir o lance;
  • Melhorar o Ad Rank;
  • Melhorar a Landing Page;

Como é que o Google Ads determina o que pagamos?

O nosso CPC resulta da classificação do anúncio abaixo do nosso a dividir pelo nosso índice qualidade mais 1 cêntimo.

 Google Ads - Cálculo do CPC
Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Sobre o autor:

Mais sobre Google Ads

2020-02-13T18:10:52+00:00