Google Ads – Como controlar a posição do seu anúncio
No Google Ads, controlar a posição do seu anúncio e os seus lances é mais importante do que estar na primeira posição. A razão disto é que você precisa de encontrar a posição e o preço de lance que sejam mais vantajosos para si, senão, ao tentar ficar sempre na primeira posição, pode gastar uma grande parte do seu orçamento sem o devido retorno.
Você pode pensar que as primeiras posições são os locais mais desejados para os seus anúncios, mas realmente, o que é mesmo importante é ter controlo da posição do seu anúncio.
O sistema Google Ads decide a posição dos seus anúncios através do valor do seu lance e do CTR. Este artigo vai guiá-lo para que aprenda como manipular esses dois fatores, mantendo as posições mais vantajosas para o seu anúncio.
É tudo uma questão de estratégia
Seguem algumas estratégias de lances que poderá aplicar facilmente às suas campanhas
Evitar a primeira posição, quando?
A primeira posição do Google Ads pode significar perder dinheiro.
Se o seu site não converte bem e o seu anúncio obtém muitos cliques porque aparece em primeiro, começará certamente a perder o seu dinheiro. Se a sua concorrência para as keywords escolhidas é alta então a primeira posição será certamente muito cara. A primeira posição encontra-se também mais exposta a cliques acidentais.
Pode focalizar-se nas posições mais abaixo reduzindo os seus lances. Uma boa estratégia é manter-se nas posições 2 a 4. Isto assegura que os seus anúncios aparecerão no Rede de Pesquisa e na Rede de Display. Se não tiver anúncios na Rede de Display ou se tiver campanhas separadas para o Display e Pesquisa (recomendável), uma boa estratégia é manter as posições 2 a 4 para a Rede de Display (necessário para a máxima exposição e resultados) e as posições 2 a 8 para a Rede de Pesquisa (isto significa que o seu anúncio irá aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa).
Pode também usar as preferências de posicionamento dísponiveis no Google Ads para transmitir ao Google onde quer aparecer. O sistema irá tentar baixar automaticamente o seu lance para baixar o seu anúncio para a posição preferida.
Avalie o Posicionamento Premium
Podem aparecer até 8 anúncios de texto do lado direito da página de resultados do Google. Por vezes os anúncios aparecem sobre os resultados de pesquisa do Google. Se o seu anúncio tiver qualidade e um CPC alto, o Google Ads pode compensá-lo ao colocar o seu anúncio numa dessas três posições premium.
Se o seu CTR crescer ao mesmo ritmo que a sua taxa de conversão, pode ser favorável para si. Mas se o CTR crescer mais rápido que a sua taxa de conversão significa que o tráfego extra que recebe por ocupar uma posição premium é pouco focalizado. Assim é importante avaliar se esse posicionamento premium é vantajoso para si ou não, reduza o valor do seu lance se não for.
Consiga a primeira posição na segunda página
Quando uma keyword é muito popular pode ser difícil conseguir estar numa das 8 primeira posições e aparecer na primeira página, mas aumentando o seu lance para tentar competir pode conduzi-lo a guerra cara de lances. Quando uma keyword é cara e se fez tudo o que conseguiu para melhorar o seu índice de qualidade, deve focalizar-se na primeira posição da segunda página ou até mesmo da terceira.
A primeira posição na segunda ou até mesmo na terceira página de resultados pode provar-se rentável para si. Esta estratégia pode ajudá-lo quando tem muita competição de anúncios em várias páginas.
Mantenha o lance mínimo, custe o que custar
Esta estratégia pode ajudá-lo quando é possível encontrar boas keywords que tenham menos concorrência, poderá entrar para as primeiras quatro ou três posições com o lance mínimo.
Se tiver tempo, pesquise por esse tipo de keywords e o seu trabalho será compensado. Isto também ajuda a aumentar o histórico de CTR da sua conta.
Mantenha-se à frente dos seus concorrentes
Esta estratégia funciona quando o preço dos lances é baixo. Se quiser entrar numa guerra de lances, opte por novas keywords que se encontrem por descobrir.
Aposte menos e focalize mais
O Google Ads compensa anunciantes que escrevam anúncios muito relevantes e anunciantes que encontrem keywords boas e relevantes, colocando-os à frente daqueles que apostam mais e que não são específicos.
Use ciclos de lances
Pode ser vantajoso aumentar os seus lances durante alguns períodos do dia ou da semana, períodos em que você sabe que as suas keywords são mais procuradas. Use o resultado dos relatórios disponíveis através do Google Ads para determinar em que períodos de tempo essa opcção poderá ser mais rentável para si.