e-Learning – Principais características e funcionalidades

Características

  • Chave-na-mão: os softwares são “web based”, e dispensam a intervenção do cliente para a sua instalação;
  • Interface com o utilizador em língua portuguesa;
  • Ausência de especiais conhecimentos técnicos, para além, de nomeadamente processamento de texto e gestão de ficheiros;
  • Possibilidade de personalização do lay-out com as cores institucionais da organização, logotipo, etc.;
  • O formador pode determinadar uma data fixa para a realização de um exame;
  • O administrador pode determinar datas de início e de fim para cada um dos cursos;
  • Adaptação das funcionalidades/softwares mediante as necessidades indentificadas;
  • Editores de texto e html WYSIWYG;
  • Interface fácil e intuitiva;
  • Modular. As funcionalidades podem ser configuradas à medida;
  • Podem ser criados tantos utilizadores quantos forem necessários.

De seguida apresentamos as principais ferramentas disponibilizadas através da nossa plataforma de e-Learning.

Funcionalidades / Softwares disponíveis

Segurança
Os utilizadores são associados a perfis em função do tipo de acesso.
Os perfis podem ser, por exemplo, administrador, formador, formando e encarregado de educação.
A cada perfil é definido o conteúdo que pode ser acedido e/ou alterado.
O administrador pode determinar datas de início e de fim para cada um dos utilizadores.

Disponibilização do Conteúdo
Através dum software de Gestão de Documentos, os conteúdos são disponibilizados para os participantes (alunos e professores) em forma de ficheiros de textos, imagens, vídeos, etc.
Com esta funcionalidade os professores poderão disponibilizar a matéria das aulas e os alunos poderão entregar os seus trabalhos, exames, etc.


Conteúdo Programático (Menu do curso)
É uma lista que exibe o conteúdo do curso em questão, através de itens, como um índice.
Ao clicar em cada item, podemos ir para uma página criada com informações a respeito do mesmo.


Pauta

Os instrutores partilham informações de pauta com os alunos. Desta forma o aluno e os responsáveis podem acompanhar o seu desempenho via Web. O acesso é feito através de um “login” e uma regra na qual o utilizador só vê as informações que lhe forem disponibilizadas.
O professor pode definir se quer que a pauta seja vista por todos os alunos, pelos alunos apenas do curso em questão ou apenas pelo aluno classificado (neste caso o aluno só vê a sua classificação).

Gestão de Eventos
Os eventos a acontecer são exibidos numa lista em ordem cronológica ou num calendário semanal ou mensal. Cada evento lista inclui um título, uma descrição e uma data. Opcionalmente pode exibir uma imagem e a hora do evento.
Cada evento pode ser parametrizado para expirar automaticamente numa data em particular, ou para se repetir por qualquer número de dias, semanas, meses ou anos.
Um evento pode ser a data limite para entrega de trabalhos ou as datas de início de novos cursos, por exemplo.

Chat
Os utlizadores podem comunicar entre si online, trocando informações, experiências e dúvidas.

Gestão de Fórum

Cada fórum inclui um assunto e um conteúdo.
Aqui pode haver debates e trocas de conhecimento entre os participantes de um curso, sejam alunos ou professores.
Cada fórum pode ser parametrizado pelo administrador ou pelo participante para enviar alertas quando um post for criado ou respondido.

Blog

Os blogs publicam ideias em tempo real e aumentam a interatividade com os participantes, que passam a constituir uma comunidade. Ampliam-se assim, as possibilidades de um diálogo com outras formas de saber entre as diferentes disciplinas do conhecimento escolar. Os blogs podem ajudar a construir redes sociais e redes de saberes.
Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de ideias. Esses diários eletrónicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.

Wiki

Este conceito permite que várias pessoas contribuam para criar uma comunidade baseada no recurso da informação. Wiki´s são desenhados para serem acessíveis por colaboradores anónimos, sendo contudo possível definir níveis de segurança.

Gestão de FAQs

Uma lista de perguntas e respostas frequentes é disponibilizada para o acesso dos participantes. Esta funcionalidade permite o acesso de modo “user friendly” às principais perguntas e respectivas respostas.

Formulários

Podem ser criados formulários específicos para inscrições, colocação de dúvidas, exames, questionário de satisfação, etc.
Os dados preenchidos ficam disponíveis para utilização e análise em Excel.
Os formulários podem ser delimitados por datas de acesso e/ou publicação.
Exemplos de tipos de perguntas que o formador pode colocar nos seus questionários: de múltipla escolha, para resposta única, escritas, verdadeiro-falso, condicionadas, lista drop-down. 

Formulários para Feedback (contacto através do site)

O módulo Feedback consiste em dois módulos integrados chamados Feedback e Feedback Comments. O módulo Feedback permite aos utilizadores enviarem mensagens para o Administrador do Site. Utilizadores autenticados são reconhecidos e seu nome e email são automaticamente preenchidos nestes campos. O módulo Feedback Comments armazena as respostas.
Opcionalmente, os campos assunto e categoria podem ser exibidos.

Dashboard
É disponibilizado um painel de indicadores escolhidos para permitir a gestão de alguma operação, função ou processo.

Rating
Notas que os utilizadores atribuem a uma determinada funcionalidade. Pode ser, por exemplo, o grau de satisfação com um curso realizado.

Adicionalmente os seus cursos em e-Learning podem ser comercializados no seu site. Veja e-Commerce.

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2023-12-29T09:36:49+00:00