Provavelmente irá entregar a construção da sua loja online a uma empresa de Webdesign. Na altura em que fizer o briefing leve consigo ideias muito claras acerca dos seguintes cinco aspectos.
Benchmarking significa analisar as melhores práticas.
Examine minuciosamente os seus sites favoritos de e-Commerce.
Adapte criativamente os aspectos que valorizou mais em cada um deles à estrutura, design e funcionalidade da sua loja online e obterá um site de e-Commerce tão bom como aqueles que considera serem os melhores.
A sua homepage corresponde à montra principal da sua loja.
É essencial que ela crie uma boa primeira impressão junto dos seus visitantes. Assegure-se de que ela apresenta claramente os seguintes elementos básicos, para os quais os clientes olham, sempre que têm interesse em negociar consigo:
Nome da empresa, logo e, eventualmente, slogan apresentados em destaque. Tire o máximo partido da possibilidade de divulgar publicamente a sua identidade de marca.
Facilite aos seus clientes a exploração da sua loja.
Quando estruturar o seu site tente minimizar o número de cliques entre a página de entrada (“Landing Page”) e a página de pagamento (“Money Page”).
Ao invés de se concentrar nos efeitos dos seus botões e outros artefactos, concentre-se na informação dos seus produtos. Os visitantes da sua loja querem obter informações sobre se ela lhe disponibiliza os produtos que eles procuram. Não querem saber se você lhe colocou botões tipo Tuning.
Mantenha as coisas simples. Pode parecer fácil, mas é bastante difícil resistir à tentação de colocar no site todos os artefactos de efeitos sonoros, visuais e ‘pirotécnicos’ que se encontram na Net à mão de qualquer indivíduo com “jeito para a informática”. Lojas online estão para o Tuning como Maomé está para o toucinho.
Mantenha uma paleta de cores relacionada com o seu logo, e use-a moderadamente de forma consistente nos seus títulos e outros objectos predominantes da loja.
Certifique-se de que as imagens servem para reforçar, não distrair, os seus objectivos de marketing.
Finalmente, assegure-se de que os seus textos são simples, claros e completos. Eles deverão ser apresentados com um tamanho e cor de letra que facilitem a leitura. Letra preta sobre fundo branco nunca lhe dará um prémio de originalidade, mas será de certeza mais eficaz do que letra laranja sobre fundo roxo.
Mantenha curtos os tempos de carregamento das páginas.
Teste as suas páginas para se assegurar que as imagens que lá colocou não as tornaram lentas.
Existem vários softwares gratuitos na Net através dos quais pode optimizar as suas fotos, reduzindo-lhes o espaço que ocupam em disco, sem afectar a sua qualidade visual. O software gratuito melhor e mais popular deve ser o GIMP.
Lembre-se que um dos principais motivos que levam as pessoas a desistir de visitar um site diz respeito à lentidão com que abrem as suas páginas.